Denuncie

Se você identificou uma publicidade e observou que ela é abusiva ou enganosa, contribua com o OPA. Nós iremos avaliar sua denúncia e encaminhar aos órgãos competentes para que sejam tomadas as medidas legais cabíveis.

O OPA utilizará os dados coletados nas denúncias para realizar estudos jurídicos e eventualmente empreender uma ação jurídica. Dados pessoais não serão utilizados, estando totalmente privados [termos de uso]

McDonald’s e seu “teatro” dentro das escolas

(Photo by Todd Williamson/WireImage)

Como começou?

Em 2018, o McDonald’s foi multado em R$ 6 milhões por utilizar um teatro supostamente educativo para entrar em dezenas de escolas e estimular o público infantil a consumir seus produtos nada saudáveis.   

A ação publicitária consistia em um show animado conduzido por Ronald McDonald, o mascote da rede de fast food, que abordava temas como educação ambiental e prática de esportes. A empresa alegou que as ações não promoviam diretamente seus lanches, mas as autoridades competentes enxergam o caso de outra forma.  

Qual foi o abuso?

De acordo com DPDC (Departamento de Proteção de Defesa do Consumidor), do Ministério da Justiça, a prática era ilícita e configurava publicidade abusiva direcionada ao público infantil por estimular as crianças a consumirem os produtos do McDonald’s. Em análise do caso, o referido departamento estipulou multa de R$ 6 milhões à rede americana. A decisão foi publicada em outubro de 2018.

Que providências foram tomadas?

Em abril do mesmo ano, a 2ª Vara Criminal e da Infância da Comarca de Barueri (SP) já havia condenado a prática da empresa, proibindo a realização dos shows do Ronald McDonald em qualquer escola do Estado de São Paulo.

“É importante destacar que a figura do palhaço símbolo da marca é alusiva a produtos alimentícios pobres em nutrientes e altamente artificiais, podendo, a longo prazo, causar inúmeros malefícios à saúde”, diz a decisão da 2ª Vara, que classificou a ação de marketing do McDonald’s como “conduta ilícita, reprovável e (…) indenizável”.

Em resumo…

  • O McDonald’s foi multado por estimular crianças a consumirem seus produtos nada saudáveis
  • O Ministério da Justiça considerou que a prática era ilícita e configurava publicidade abusiva
  • O Mc Donald’s foi proibido de realizar os shows do Ronald McDonald
É importante destacar que a figura do palhaço símbolo da marca é alusiva a produtos alimentícios pobres em nutrientes e altamente artificiais, podendo, a longo prazo, causar inúmeros malefícios à saúde.

– Decisão da 2ª Vara Criminal e da Infância da Comarca de Barueri (SP)