Especialistas do OPA identificaram um banner com alguns produtos divulgados como sem açúcares adicionados no site da Nestlé. Um desses produtos é o Cereal Infantil Mucilon® Multicereais, que contém açúcar na sua lista de ingredientes.
A página principal da marca inseriu o Cereal Infantil Mucilon® Multicereais num banner com a frase “contém açúcares próprios dos ingredientes”. O problema é que essa frase só pode se referir a produtos sem adição de açúcares, que não é o caso do Cereal Infantil Mucilon Multicereais. Como se vê na lista de ingredientes, o açúcar adicionado está em segundo lugar.
Estas condições e outros requisitos para a rotulagem nutricional dos alimentos embalados estão previstos na Instrução Normativa (IN) nº 75, de 8 de outubro de 2020, editada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Utilizar um produto que não condiz com a alegação presente no painel publicitário tende a induzir a pessoa consumidora ao erro, já que ela pode entender que esse produto é dotado de uma característica que não possui. A pessoa que acessar a página do Mucilon® e se deparar com esse banner pode entender que o Cereal Infantil Mucilon® Multicereais possui apenas açúcares próprios de seus ingredientes e não recebeu adição de açúcar – o que está em desacordo com as informações do rótulo do produto.
No dia 5 de junho de 2025, o Instituto de Defesa de Consumidores (Idec) e a Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (International Baby Food Action Network – IBFAN) enviaram à Nestlé uma notificação extrajudicial para remoção de banner publicitário enganoso acerca dos atributos nutricionais do Cereal Infantil Mucilon® Multicereais, por conta da mensagem”contém açúcares próprios dos ingredientes”. As organizações entendem que o banner presente na página da marca Mucilon®, ao apresentar o Cereal Infantil Mucilon® Multicereais junto à frase “contém açúcares próprios dos ingredientes” induz a pessoa consumidora ao erro sobre as características nutricionais do produto, adquirindo caráter enganoso.
No dia 13 de junho de 2025, a Nestlé retirou o banner do ar e informou: “Nada obstante, e sem prejuízo de todo o exposto e na certeza da regularidade de sua conduta, a NESTLÉ informa que, de boa-fé e por mera liberalidade, acolheu vossa sugestão e alterou a referida peça publicitária que consta do site da marca MUCILON®, tendo excluído a informação “contém açúcares próprios dos ingredientes” (…)”.
A publicidade de alimentos pode aparecer na televisão, rádio, revistas e jornais. Na internet, elas podem estar em diferentes formatos, como em publicações nas redes sociais e até junto a youtubers e influenciadores (os famosos unboxings e recebidos, por exemplo). Além disso, há lugares que às vezes nem reparamos, mas estão repletos de publicidade, como eventos em escolas, empresas e parques, materiais didáticos, panfletos, folders, banners e promoções. Os próprios rótulos dos produtos também funcionam como meio de publicidade, no qual os elementos para atrair os consumidores ganham mais destaque que as informações realmente importantes. Muitas vezes, é tão difícil identificar, que não notamos que estamos sendo persuadidos a escolher determinado produto.
Vamos juntos relatar esses abusos. Denuncie qualquer suspeita!