Denuncie

O que é o OPA

O OPA é uma iniciativa do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) que tem como objetivo fortalecer o direito dos consumidores à informação adequada. Para isso, o observatório apoia a identificação de publicidades ilegais de alimentos e facilita a sua denúncia aos órgãos competentes.

O comitê

O comitê do OPA tem a função de analisar as denúncias recebidas, definir as estratégias de encaminhamento e divulgação dos casos e fazer o contato com os órgãos competentes que poderão dar seguimento aos casos.

Adalberto Pasqualotto
Grupo de Pesquisa em Direito do Consumidor da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)
Adriana Carvalho
ACT Promoção da Saúde
Cecília Cury
Fernanda Mainier
Movimento Põe no Rótulo
Cristhiane Ferreguett
Gabriel Tomasete
Rebrinc (Rede Brasileira Infância e Consumo)
Maria Mello
João Coelho
Programa Criança e Consumo, Instituto Alana
Mariana de A. Ferraz
Advogada
Laís Amaral
Leonardo Pillon
Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor)
Maristela Benassi
Rodrigo Vianna
IBFAN (Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar)
Paula Horta
Rafael Claro
Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Ambiente Alimentar e Saúde (GEPPAAS/UFMG)
Elisabetta Recine
Renata Monteiro
OPSAN/UnB (Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional da Universidade de Brasília)
Mariana Kraemer
Ana Paula G. Geraldo
NUPPRE/UFSC (Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições da Universidade Federal de Santa Catarina)

Qual é o problema que estamos enfrentando?

Estamos enfrentando a epidemia da obesidade e um grande aumento dos índices de doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, pressão alta, doenças do coração, cânceres) – problemas que estão diretamente relacionados com a má alimentação.

Por que publicidade de alimentos?

A publicidade de alimentos está presente em todos os meios de comunicação e exerce uma grande influência em nossos hábitos e comportamentos. Além de incentivar o consumismo, essa prática tem impactos sérios em nossa saúde, pois, em geral, promove alimentos não saudáveis, como os ultraprocessados. As estratégias usadas para promover esses produtos são muitas vezes desleais, pois dialogam diretamente com crianças, investem em brindes, oferecem recompensas falsas e fazem promessas enganosas, como melhorar a nossa saúde e bem-estar.

Nossos parceiros

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