Denuncie
Fique de olhos abertos

Publicidade enganosa de alimentos

É aquela que contém informação inteira ou parcialmente falsa, capaz de induzir o consumidor ao erro em relação às características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre os alimentos.

É proibido, mas acontece!

Entenda melhor porque é importante denunciar

Ao fazer publicidade de um alimento, é preciso que as empresas cumpram regras, como passar informações verdadeiras sobre suas características e ingredientes. Porém, nem sempre é o que acontece. Muitas vezes, anúncios publicitários e rótulos dão destaque para informações enganosas, valorizam ingredientes que estão em pouca quantidade no produto e confundem os consumidores. 

A publicidade nos alimentos ultraprocessados pode ser enganosa, porque procura valorizar ou exagerar uma característica benéfica, ao mesmo tempo que mascara atributos ruins, como o excesso de açúcar, sódio e gorduras, em um produto que faz mal à saúde.

Uso de ingredientes ou nutrientes saudáveis

Muitas vezes, as pessoas se atraem pelos benefícios que o produto tem a oferecer. Mas desconfie! Diversas informações estão escondidas no rótulo e na lista de ingredientes. Além disso, os nutrientes saudáveis podem não estar presentes em quantidades significantes para trazer um benefício para a saúde e não excluem os malefícios daquele produto.

Veja alguns produtos em que isso pode acontecer:

Biscoito nutritivo, mais saudável, “fit”

Hambúrguer à base de plantas/vegano/100% vegetal

Margarina com ômega 3 / ômega 6

Viu alguma publicidade desse tipo?

Ausência ou redução de ingredientes ou nutrientes críticos

O produto que apresenta a informação de exclusão de determinado ingrediente ou nutriente precisa garantir que na sua composição nutricional ele não esteja presente. Para conferir essa informação, você pode verificar a lista de ingredientes! 

Um exemplo disso é quando um produto traz uma mensagem de que não há gordura trans em sua composição, mas quando observamos a lista de ingredientes com atenção, vemos que a gordura está lá, disfarçada de outro nome, como óleo vegetal hidrogenado, gordura hidrogenada, ou outros.

Veja alguns produtos em que isso pode acontecer:

Pão de forma sem glúten

Iogurte sem lactose

Salgadinho sem gordura trans

Viu alguma publicidade desse tipo?

Benefícios para a saúde

Um único alimento de forma isolada não traz benefícios para a saúde, como diminuir o colesterol, emagrecer, melhorar a sua concentração ou ajudar a dormir. 

O composto lácteo que diz servir para uma boa noite de sono da criança, ou o complemento alimentar que promete melhorar sua disposição, são enganosos. Desconfie também da margarina que diz diminuir o seu colesterol e o chá que garante perda de peso rápida. Fique de olho!

Veja alguns produtos em que isso pode acontecer:

Chás que emagrecem

Composto alimentar que ajuda a dormir

Complemento alimentar para ajudar seu filho a se concentrar nos estudos

Viu alguma publicidade desse tipo?

A publicidade ilegal pode estar em qualquer lugar

A publicidade de alimentos pode aparecer na televisão, rádio, revistas e jornais. Na internet, elas podem estar em diferentes formatos, como em publicações nas redes sociais e até junto a youtubers e influenciadores (os famosos unboxings e recebidos, por exemplo). Além disso, há lugares que às vezes nem reparamos, mas estão repletos de publicidade, como eventos em escolas, empresas e parques, materiais didáticos, panfletos, folders, banners e promoções. Os próprios rótulos dos produtos também funcionam como meio de publicidade, no qual os elementos para atrair os consumidores ganham mais destaque que as informações realmente importantes. Muitas vezes, é tão difícil identificar, que não notamos que estamos sendo persuadidos a escolher determinado produto. 

Vamos juntos relatar esses abusos. Denuncie qualquer suspeita!

Buscamos seu apoio na luta pela defesa da saúde pública