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Casos documentados

Veja casos encerrados ou em andamento sobre publicidades ilegais de alimentos

Publicidade Enganosa
Publicidade Infantil
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Idec denuncia sete influenciadores, grupo Meta e Bimbo do Brasil por estimular público infantil a consumir ultraprocessados

Idec pede que Senacon e Procon Carioca investiguem denunciados por publicidade enganosa e abusiva dos bolinhos Ana Maria

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Publicidade Enganosa
Publicidade Infantil
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Linha Zooreta da Mãe Terra alega ser saudável para ganhar passe livre nas lancheiras das crianças

Denunciamos à Senacon e ao Procon-RJ a linha infantil Zooreta da Mãe Terra, por promover seus produtos ultraprocessados como saudáveis.

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Burguer King: a abusividade da campanha Combo King Jr

Em 2018, a rede de fast food Burger King iniciou uma campanha chamada “Combo King Jr. - Emoji”, que incentivava diretamente crianças a consumirem seus produtos para obtenção de brinquedos de pelúcia.

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Publicidade Infantil

Vigor Kids: publicidade infantil de produto rico em açúcar

A linha de iogurtes Vigor Grego Kids usa personagens de desenho animado para atrair crianças.

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Publicidade Infantil

Bolos Pingüinos: publicidade infantil de produtos de baixa qualidade nutricional

Além da prática abusiva, as crianças são induzidas a consumir produto prejudicial à saúde

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Publicidade Infantil

Bauducco e a campanha “É hora do Shrek”

Campanha era claramente direcionada ao público infantil e se aproveitava da deficiência de julgamento das crianças

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Publicidade Infantil

Show do Ronald McDonald e a publicidade abusiva nas escolas

Crianças eram estimuladas a consumir produtos nada saudáveis

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Publicidade Infantil

Sadia: promoção que coleciona abusividades

Campanha direcionada a crianças oferecia bichos de pelúcia como recompensa pelo consumo dos produtos da marca

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Publicidade Infantil

“Tirolzinho Transforma” e a publicidade abusiva nas escolas

Por meio de um concurso pretensamente educativo, marca direcionava publicidade de seus produtos a crianças

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A publicidade ilegal pode estar em qualquer lugar

A publicidade de alimentos pode aparecer na televisão, rádio, revistas e jornais. Na internet, elas podem estar em diferentes formatos, como em publicações nas redes sociais e até junto a youtubers e influenciadores (os famosos unboxings e recebidos, por exemplo). Além disso, há lugares que às vezes nem reparamos, mas estão repletos de publicidade, como eventos em escolas, empresas e parques, materiais didáticos, panfletos, folders, banners e promoções. Os próprios rótulos dos produtos também funcionam como meio de publicidade, no qual os elementos para atrair os consumidores ganham mais destaque que as informações realmente importantes. Muitas vezes, é tão difícil identificar, que não notamos que estamos sendo persuadidos a escolher determinado produto. 

Vamos juntos relatar esses abusos. Denuncie qualquer suspeita!

Buscamos seu apoio na luta pela defesa da saúde pública