Veja casos encerrados ou em andamento sobre publicidades ilegais de alimentos
Avelãcrem: no creme de avelã com cacau, a avelã é ingrediente fantasma
Identificado como creme de avelã com cacau, o Avelãcrem da marca Fugini não tem avelã na sua composição.
Leia maisDel Valle Fresh: parece saudável, mas tem menos de 1,5% de fruta
As laranjas, os limões e as uvas no rótulo sugerem que estas frutas estão em grande quantidade no produto, mas não estão
Leia maisLinha Nesfit da Nestlé: mel no rótulo, mas não na composição dos produtos
Produtos dão destaque para o mel em seus rótulos, mas nenhum deles contém mel em sua lista de ingredientes
Leia maisIogurte Activia e sua publicidade enganosa no Brasil e no exterior
Publicidade insinuava que o produto era uma forma de tratamento para o funcionamento do intestino
Leia maisRefresco Tang: multa milionária por dizer ‘meias verdades’
Frase "Sem corantes artificiais" era usada na frente das embalagens do refresco em pó Tang
Leia maisHerbalife e seu blog com publicidade ilegal
Anúncio baseado em informação enganosa induzia os consumidores a comportamentos prejudiciais à saúde
Leia maisSem glúten, mas com glúten
Rótulo de granola dizia “SEM GLÚTEN, SEM LACTOSE” e em letras pequenas continha a informação “Pode conter traços de glúten”
Leia maisCerveja sem álcool, mas nem tanto
Produto apresentava a informação “Sem álcool” em destaque, mas tinha teor alcoólico em sua composição
Leia maisO caso da água mineral “naturalmente” diet
Slogan fazia o consumidor acreditar que a água teria seus níveis de sódio diminuídos
Leia maisA publicidade de alimentos pode aparecer na televisão, rádio, revistas e jornais. Na internet, elas podem estar em diferentes formatos, como em publicações nas redes sociais e até junto a youtubers e influenciadores (os famosos unboxings e recebidos, por exemplo). Além disso, há lugares que às vezes nem reparamos, mas estão repletos de publicidade, como eventos em escolas, empresas e parques, materiais didáticos, panfletos, folders, banners e promoções. Os próprios rótulos dos produtos também funcionam como meio de publicidade, no qual os elementos para atrair os consumidores ganham mais destaque que as informações realmente importantes. Muitas vezes, é tão difícil identificar, que não notamos que estamos sendo persuadidos a escolher determinado produto.
Vamos juntos relatar esses abusos. Denuncie qualquer suspeita!