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Casos documentados

Veja casos encerrados ou em andamento sobre publicidades ilegais de alimentos

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Linha Zooreta da Mãe Terra alega ser saudável para ganhar passe livre nas lancheiras das crianças

Denunciamos à Senacon e ao Procon-RJ a linha infantil Zooreta da Mãe Terra, por promover seus produtos ultraprocessados como saudáveis.

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Fórmula Infantil da Nestlé descumpre a NBCAL

Idec e IBFAN protocolaram duas notificações extrajudiciais à Nestlé em 2024 alertando sobre o descumprimento da norma que regula fórmulas infantis pelo produto Ninho Fases 1+

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McDonald’s descumpre norma ao não informar riscos à saúde de seus produtos

O Idec protocolou uma denúncia contra o McDonald’s para que seja cumprida a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 24/2010 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

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Mulher branca de cabelos lisos e presos para trás está amamentando criança no colo.
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Projeto Colo de Mãe e o desrespeito ao direito à amamentação

O Idec protocolou uma denúncia ao Ministério Público Federal contra o Governo de Roraima por contrariar o dever do Estado de promover e proteger o aleitamento humano e incentivar o desmame precoce por meio do Projeto Colo de Mãe.

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Truque do Moça Flakes faz a lupa sumir feito mágica! 

O Idec protocolou uma denúncia à Anvisa contra a Nestlé, por tentar descumprir as regras da nova rotulagem nutricional frontal ao inserir a lupa na abertura de lacre no cereal matinal Moça Flakes.

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Como a Kibon foi de “feito para crianças” a “alto em açúcar”.

Após denúncia recebida pelo OPA, o Idec notificou o CFN sobre o selo usado nos rótulos da linha infantil da Kibon “Desenvolvido com nutricionistas. Feito para crianças”.

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Suco saudável vem da fruta. Na Tang, é publicidade enganosa!

Denunciamos a marca Tang por publicidade enganosa em seus preparados sólidos para refresco.

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100% enganação: desmascaramos a farra dos integrais 

No último dia 04 de agosto, protocolamos uma denúncia contra as marcas Wickbold e Nutrella por estratégias de publicidade enganosas em pães integrais das linhas “100% integral”.

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Avelãcrem: no creme de avelã com cacau, a avelã é ingrediente fantasma

Identificado como creme de avelã com cacau, o Avelãcrem da marca Fugini não tem avelã na sua composição.

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Burguer King: a abusividade da campanha Combo King Jr

Em 2018, a rede de fast food Burger King iniciou uma campanha chamada “Combo King Jr. - Emoji”, que incentivava diretamente crianças a consumirem seus produtos para obtenção de brinquedos de pelúcia.

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Vigor Kids: publicidade infantil de produto rico em açúcar

A linha de iogurtes Vigor Grego Kids usa personagens de desenho animado para atrair crianças.

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Del Valle Fresh: parece saudável, mas tem menos de 1,5% de fruta

As laranjas, os limões e as uvas no rótulo sugerem que estas frutas estão em grande quantidade no produto, mas não estão

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Bolos Pingüinos: publicidade infantil de produtos de baixa qualidade nutricional

Além da prática abusiva, as crianças são induzidas a consumir produto prejudicial à saúde

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Linha Nesfit da Nestlé: mel no rótulo, mas não na composição dos produtos

Produtos dão destaque para o mel em seus rótulos, mas nenhum deles contém mel em sua lista de ingredientes

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Bauducco e a campanha “É hora do Shrek”

Campanha era claramente direcionada ao público infantil e se aproveitava da deficiência de julgamento das crianças

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Show do Ronald McDonald e a publicidade abusiva nas escolas

Crianças eram estimuladas a consumir produtos nada saudáveis

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Iogurte Activia e sua publicidade enganosa no Brasil e no exterior

Publicidade insinuava que o produto era uma forma de tratamento para o funcionamento do intestino

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Sadia: promoção que coleciona abusividades

Campanha direcionada a crianças oferecia bichos de pelúcia como recompensa pelo consumo dos produtos da marca

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Refresco Tang: multa milionária por dizer ‘meias verdades’

Frase "Sem corantes artificiais" era usada na frente das embalagens do refresco em pó Tang

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Herbalife e seu blog com publicidade ilegal

Anúncio baseado em informação enganosa induzia os consumidores a comportamentos prejudiciais à saúde

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A publicidade ilegal pode estar em qualquer lugar

A publicidade de alimentos pode aparecer na televisão, rádio, revistas e jornais. Na internet, elas podem estar em diferentes formatos, como em publicações nas redes sociais e até junto a youtubers e influenciadores (os famosos unboxings e recebidos, por exemplo). Além disso, há lugares que às vezes nem reparamos, mas estão repletos de publicidade, como eventos em escolas, empresas e parques, materiais didáticos, panfletos, folders, banners e promoções. Os próprios rótulos dos produtos também funcionam como meio de publicidade, no qual os elementos para atrair os consumidores ganham mais destaque que as informações realmente importantes. Muitas vezes, é tão difícil identificar, que não notamos que estamos sendo persuadidos a escolher determinado produto. 

Vamos juntos relatar esses abusos. Denuncie qualquer suspeita!

Buscamos seu apoio na luta pela defesa da saúde pública