Veja casos encerrados ou em andamento sobre publicidades ilegais de alimentos
Fórmula Infantil da Nestlé descumpre a NBCAL
Idec e IBFAN protocolaram duas notificações extrajudiciais à Nestlé em 2024 alertando sobre o descumprimento da norma que regula fórmulas infantis pelo produto Ninho Fases 1+
Leia maisMcDonald’s descumpre norma ao não informar riscos à saúde de seus produtos
O Idec protocolou uma denúncia contra o McDonald’s para que seja cumprida a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 24/2010 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Leia maisProjeto Colo de Mãe e o desrespeito ao direito à amamentação
O Idec protocolou uma denúncia ao Ministério Público Federal contra o Governo de Roraima por contrariar o dever do Estado de promover e proteger o aleitamento humano e incentivar o desmame precoce por meio do Projeto Colo de Mãe.
Leia maisTruque do Moça Flakes faz a lupa sumir feito mágica!
O Idec protocolou uma denúncia à Anvisa contra a Nestlé, por tentar descumprir as regras da nova rotulagem nutricional frontal ao inserir a lupa na abertura de lacre no cereal matinal Moça Flakes.
Leia maisComo a Kibon foi de “feito para crianças” a “alto em açúcar”.
Após denúncia recebida pelo OPA, o Idec notificou o CFN sobre o selo usado nos rótulos da linha infantil da Kibon “Desenvolvido com nutricionistas. Feito para crianças”.
Leia maisSuco saudável vem da fruta. Na Tang, é publicidade enganosa!
Denunciamos a marca Tang por publicidade enganosa em seus preparados sólidos para refresco.
Leia mais100% enganação: desmascaramos a farra dos integrais
No último dia 04 de agosto, protocolamos uma denúncia contra as marcas Wickbold e Nutrella por estratégias de publicidade enganosas em pães integrais das linhas “100% integral”.
Leia maisAvelãcrem: no creme de avelã com cacau, a avelã é ingrediente fantasma
Identificado como creme de avelã com cacau, o Avelãcrem da marca Fugini não tem avelã na sua composição.
Leia maisBurguer King: a abusividade da campanha Combo King Jr
Em 2018, a rede de fast food Burger King iniciou uma campanha chamada “Combo King Jr. - Emoji”, que incentivava diretamente crianças a consumirem seus produtos para obtenção de brinquedos de pelúcia.
Leia maisVigor Kids: publicidade infantil de produto rico em açúcar
A linha de iogurtes Vigor Grego Kids usa personagens de desenho animado para atrair crianças.
Leia maisDel Valle Fresh: parece saudável, mas tem menos de 1,5% de fruta
As laranjas, os limões e as uvas no rótulo sugerem que estas frutas estão em grande quantidade no produto, mas não estão
Leia maisBolos Pingüinos: publicidade infantil de produtos de baixa qualidade nutricional
Além da prática abusiva, as crianças são induzidas a consumir produto prejudicial à saúde
Leia maisLinha Nesfit da Nestlé: mel no rótulo, mas não na composição dos produtos
Produtos dão destaque para o mel em seus rótulos, mas nenhum deles contém mel em sua lista de ingredientes
Leia maisBauducco e a campanha “É hora do Shrek”
Campanha era claramente direcionada ao público infantil e se aproveitava da deficiência de julgamento das crianças
Leia maisShow do Ronald McDonald e a publicidade abusiva nas escolas
Crianças eram estimuladas a consumir produtos nada saudáveis
Leia maisIogurte Activia e sua publicidade enganosa no Brasil e no exterior
Publicidade insinuava que o produto era uma forma de tratamento para o funcionamento do intestino
Leia maisSadia: promoção que coleciona abusividades
Campanha direcionada a crianças oferecia bichos de pelúcia como recompensa pelo consumo dos produtos da marca
Leia maisRefresco Tang: multa milionária por dizer ‘meias verdades’
Frase "Sem corantes artificiais" era usada na frente das embalagens do refresco em pó Tang
Leia maisHerbalife e seu blog com publicidade ilegal
Anúncio baseado em informação enganosa induzia os consumidores a comportamentos prejudiciais à saúde
Leia mais“Tirolzinho Transforma” e a publicidade abusiva nas escolas
Por meio de um concurso pretensamente educativo, marca direcionava publicidade de seus produtos a crianças
Leia maisA publicidade de alimentos pode aparecer na televisão, rádio, revistas e jornais. Na internet, elas podem estar em diferentes formatos, como em publicações nas redes sociais e até junto a youtubers e influenciadores (os famosos unboxings e recebidos, por exemplo). Além disso, há lugares que às vezes nem reparamos, mas estão repletos de publicidade, como eventos em escolas, empresas e parques, materiais didáticos, panfletos, folders, banners e promoções. Os próprios rótulos dos produtos também funcionam como meio de publicidade, no qual os elementos para atrair os consumidores ganham mais destaque que as informações realmente importantes. Muitas vezes, é tão difícil identificar, que não notamos que estamos sendo persuadidos a escolher determinado produto.
Vamos juntos relatar esses abusos. Denuncie qualquer suspeita!